Seja vendendo por meio de avenidas tradicionais ou plataformas de comércio eletrônico, os profissionais de marketing devem primeiro entender quais indivíduos têm maior probabilidade de comprar seus produtos e serviços. Criar um perfil de cliente preciso de quem, por que, onde e como é o ponto de partida crítico para uma empresa promover sua marca.
O marketing de mídia social, por exemplo, oferece uma oportunidade fabulosa para desenvolver economicamente uma presença direcionada. No entanto, uma empresa deve entender onde seus clientes mais prováveis gastam seu tempo, como eles se comunicam, seus gostos e desgostos e problemas que esperam resolver.
O que é um Perfil de Cliente?
Um perfil de cliente descreve os comportamentos de compra, dados demográficos, interesses, atividades cotidianas e pontos problemáticos de seus clientes atuais e potenciais que influenciam suas decisões de compra. Ao criar e ajustar seus perfis de consumidores, os profissionais de marketing podem adaptar suas estratégias e campanhas para focar em clientes semelhantes.
Com base nos dados existentes, você deve começar a criar uma imagem clara dos atributos e comportamentos dos clientes em potencial que orientarão suas futuras estratégias de marketing.
Como um perfil de cliente difere de uma Buyer Persona?
Uma Buyer Persona é uma versão geralmente fictícia do grupo de compradores que você espera atingir, geralmente desenvolvida antes que seus produtos cheguem ao mercado.
Por outro lado, um perfil de cliente é uma análise orientada por dados de conversões bem-sucedidas anteriores, identificando as características psicográficas comuns que levaram suas decisões de compra. Essas são as características do perfil do cliente que influenciam como e onde a publicidade do produto e a construção da marca devem se concentrar.
Vantagens de um perfil de cliente eficaz
Seu perfil de cliente deve ser específico. Reduzir seu perfil a um grupo demográfico que visa bilhões de pessoas deixa você praticamente sem direção. Critérios mais detalhados que se concentram no alvo principal permitem:
- Identifique os clientes em potencial com maior probabilidade de conversão
- Reduza os custos de marketing e aquisição por conversão
- Concentre-se melhor em compradores individuais para vendas de bots e suporte contínuo
- Gerar decisões mais baseadas em fatos do que especulativas
- Defina estratégias de comércio eletrônico e de mídia social que levem sua mensagem para onde seus clientes mais prováveis estão.
Construindo seu perfil de cliente
Acumular dados suficientes de clientes existentes para ajustar um perfil de cliente atraente é o principal desafio. Aqui estão algumas etapas para ajudar a criar um perfil que funcione:
- Revise detalhes específicos com sua equipe de vendas para encontrar algumas características comuns que eles podem ter observado em situações de vendas bem-sucedidas. Como esses clientes chegaram ao ponto de comprar seus produtos?
- Pesquise clientes anteriores. Especifique características comuns de dados de vendas, avaliações de clientes e feedback . Determine grupos de idade, sexo e meios de contato distintos. Eles estavam comprando de um desktop ou dispositivo móvel, por exemplo?
- Identifique quais fóruns online são mais importantes para sua base de clientes.
- Quem são os influenciadores proeminentes de seus clientes ?
- Onde foi originada a compra? Espero que você possa identificar por cidade, estado, país e continente para identificar tendências.
- Investigue seu setor e concorrentes, buscando detalhes sobre os locais e métodos específicos onde seus esforços de marketing estão concentrados.
O que vem a seguir com a criação de perfil de dados do cliente
Com mais recursos do que nunca para desenvolver uma marca e criar uma presença duradoura, as empresas eficazes sabem que o perfil de dados do cliente é uma ferramenta essencial para o sucesso. Enquanto as empresas simplesmente compravam publicidade “ampla” por meio de TV, rádio, jornais e revistas no passado, os profissionais de marketing hoje podem criar conteúdo muito específico em locais on-line frequentados por indivíduos com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços.
As empresas que não estão totalmente cientes das características e hábitos de seus clientes mais prováveis estão destinadas a fracassar à medida que a concorrência avança. Aproveite o tempo para descobrir os dados e as ferramentas que ajudarão a definir seus clientes e crie sua estratégia para atender à demanda exatamente onde ela existe.