Joice acaba de abrir um negócio e parece que fez tudo certo. Ela montou sua loja, arquivou sua papelada e criou uma linha de produtos superiores. Há apenas um problema… Ela não tem clientes.
O motivo? Muito simplesmente, ninguém sabe sobre sua loja. Tanto para os negócios de Joy quanto para os seus, o marketing digital pode ajudá-lo a entrar no “jogo”, que é essencial para o seu sucesso.
O marketing torna seu público-alvo ciente do seu negócio e os incentiva a comprar seus produtos. Mas o que é marketing digital e como ele funciona? Abaixo, você encontrará o marketing digital simplificado na forma de um detalhamento fácil de entender.
O que é marketing digital?
Para iniciar nossa visão geral de marketing digital, vamos começar definindo o termo “marketing digital”. O marketing digital refere-se a qualquer publicidade que ocorra online.
Os lugares em que você pode encontrar marketing digital incluem:
- Em um site
- Em uma pesquisa no Google
- Em um aplicativo móvel
- Na sua caixa de entrada de e- mail
O marketing digital não é apenas uma estratégia – várias estratégias se encaixam no “guarda-chuva” de marketing. Essas estratégias incluem:
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Publicidade paga por clique (PPC)
- Web Designer
- Marketing de mídia social
- Entre outros
Abordaremos essas estratégias com mais detalhes mais abaixo, então continue lendo para obter mais informações.
Por que o marketing digital é importante?
Para continuar discutindo os fundamentos do marketing online, por que o marketing digital é importante? O que faz valer a pena para o seu negócio?
O marketing digital é facilmente a forma mais importante de marketing hoje, já que a Internet oferece o maior público disponível. O marketing digital oferece uma variedade de estratégias para ajudar a alcançar clientes onde quer que eles operem online. Por exemplo, você pode alcançar usuários por e-mail, mídia social ou Google.
Com um público tão grande e tantas opções à sua disposição, você pode obter resultados incríveis para o seu negócio ao se comercializar online.
Tipos de marketing digital
Agora que abordamos os fundamentos do marketing online, podemos começar a detalhar um pouco mais. O marketing online não é uma unidade única, mas uma coleção de várias estratégias distintas. Abaixo, abordaremos algumas das estratégias mais importantes.
Aqui está o seu guia para o marketing digital simplificado – quatro táticas de marketing digital para ajudá-lo a comercializar sua empresa!
1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia que envolve a otimização do seu conteúdo da web para classificar nos resultados de pesquisa do Google. Você pode começar a otimizar seu conteúdo incorporando palavras- chave específicas que sejam relevantes tanto para o conteúdo quanto para o seu negócio. Por exemplo, você pode escrever uma postagem de blog em seu site com uma lista de dicas para prevenção de pragas.
Você pode incluir a palavra-chave “dicas de prevenção de pragas” na postagem e, como resultado, essa página pode acabar sendo classificada no Google para essa palavra-chave. O resultado da segmentação por palavras-chave é que os usuários podem encontrar seu conteúdo em suas pesquisas no Google e chegar ao seu site onde podem converter. E palavras-chave são apenas um método – SEO envolve muitas táticas destinadas a ajudar a otimizar seu conteúdo da web.
Outras táticas de SEO incluem:
- Ganhar backlinks de sites de terceiros em seu nicho
- Usando HTTPS
- Otimizando imagens em seu site
- Criando uma conta do Google Meu Negócio
- Entre outros
2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)
A Publicidade Paga por Clique (PPC) é como o SEO, pois usa palavras-chave para alcançar as pessoas através do Google, mas não é a mesma estratégia. Com o PPC, você executa campanhas de publicidade paga por meio do Google Ads e seus anúncios aparecem no topo dos resultados de pesquisa.
No Google Ads, você pode dar lances em palavras-chave específicas que deseja segmentar.
Com base em seu lance e em seu Índice de qualidade — a avaliação do Google sobre a qualidade geral de seus anúncios — o Google exibirá seus anúncios para essas palavras-chave quando as pessoas as pesquisarem. A melhor parte é que você só paga pelos seus anúncios quando as pessoas clicam neles. Isso torna o PPC muito econômico quando bem feito, além de ser uma estratégia que gera resultados rápidos.
3. Marketing de mídia social
Como um dos principais benefícios do marketing digital é que ele permite atingir um grande público, faz sentido que você queira ir ao local mais populoso da Internet. A mídia social é uma das principais candidatas a essa posição, ocupando 28% do tempo de Internet do usuário médio . As plataformas de mídia social que você pode usar incluem:
- E outras
Nas mídias sociais, você pode criar uma conta para sua empresa e publicar conteúdo atraente que atrairá usuários em várias plataformas . Esse conteúdo pode assumir diferentes formas, de infográficos a vídeos , mas tudo isso deve permanecer relevante para sua empresa e ainda ser interessante para as pessoas. Você também pode anunciar nas mídias sociais lançando alguns anúncios de mídia social pagos.
Você pode configurar esses anúncios para serem exibidos nos feeds de mídia social dos usuários.
O melhor de tudo é que você pode segmentar esses usuários com base em recursos como idade e localização para alcançar o público mais relevante.
4. Web design e desenvolvimento
Em última análise, seus esforços de marketing on-line levam de volta a um local central – seu site. Seu site é onde os usuários podem encontrar informações completas sobre sua empresa e onde podem entrar em contato com você ou comprar seus produtos. Por esse motivo, o web design é essencial.
Seu web design deve abranger uma mistura de elementos técnicos e visuais, idealmente formando um site que seja atraente e funcional para os usuários. Algumas maneiras importantes de otimizar seu web design incluem:
- Melhorar a velocidade de carregamento da sua página
- Tornando seu site compatível com dispositivos móveis
- Criando uma configuração de navegação intuitiva
- Usando muito espaço em branco
- E mais!
Com um site bem projetado, você poderá reter o tráfego atraído pelo seu outro marketing digital, aumentando significativamente suas taxas de conversão.